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Jardim Atlântico, em Ilhéus/BA, ousa na estratégia de Revenue Management e cresce acima de 20%


Breve histórico sobre o Jardim Atlântico


Localizado no sul da Bahia, mais precisamente dentro de Ilhéus, BA, o Jardim Atlântico é um resort urbano a apenas 4 km do aeroporto e com pé na areia. Com uma boa estrutura de lazer e reconhecido com premiações nacionais por programas nacionais de qualidade e gestão, a diretoria após a pandemia, com foco na ampliação do resultado do negócio e com receio da inflação que minou a rentabilidade de muitas empresas nesse período de retomada, lançou o desafio de aumento do RevPAR, com perda controlada da ocupação e até 10%, aumentando a diária média do resort.


Sobre o desafio do RevPAR 2022


Desafio lançado desde 2021, já com bons resultados realizados, em 2022 foi a consolidação da estratégia de Revenue, mantendo a ocupação em 65% nos dois últimos anos e ampliando o faturamento em 21% de 2019 para 2022, considerando que 2020 foi um ano atípico no qual o resort permaneceu fechado 7 meses consecutivos.



Como ilustrado no gráfico acima, o Jardim Atlântico iniciou sua jornada com o método de Revenue Management a partir de 2011 a fim de atingir níveis melhores de ocupação e faturamento do empreendimento. A partir de 2014 o objetivo de permanecer no patamar anual de ~70% OCC foi atingido e mantido até 2020, quando veio a pandemia em março daquele ano.



Mantendo a ocupação estável ano a ano dentro da meta de ~70% a.a., o crescimento da diária média - DR se manteve acima de 2 dígitos ao longo dos últimos 10 anos. No gráfico acima, é possível notar que mesmo no período da COVID 19 em 2020/2121, foi mantido o nível de crescimento da DR. Em relação a 2021 o crescimento em DR foi de 18% e se pegarmos como referência 2019, o crescimento em DR nominal foi de 35.7%.


Todo esse resultado que culminou em retorno aos índices meta de resultado operacional, vencendo o já citado anteriormente fantasma da inflação na era pós-COVID 19 que foi ainda mais assustador para a hotelaria mundial.


O Jardim Atlântico não apoia toda sua estratégia somente em números comerciais. Ano após ano com um planejamento estratégico robusto e com sua execução dedicada desde a diretoria, líderes setoriais chegando a 100% dos quadros de funcionários.


Hospitalidade e Cultura


A proposta de valor do resort é muito clara e amplamente debatida entre seus colaboradores com a promessa de servir e zelar pela hospitalidade de seus hóspedes por meio da cultura sul baiana do cacau e chocolate de origem com experiências que vão dos sabores à instrução cultural.


Desde a entrada do hóspede no resort e até à praia ele é decorado com obras e paisagismo regional. As brincadeiras desenvolvidas pela equipe de esporte e lazer do resort tanto adulta quanto infantil fazem alusão à cultura regional e detalhes da fauna e flora local, além da fabricação e degustação de cacau e chocolate fabricados em Ilhéus.


Toda equipe é treinada exaustivamente pelo RH e liderança a tratar e reconhecer a cultura local, bem como proporcionar experiências culturais que chegam a certificar pais de crianças que participam de um número mínimo de brincadeiras alusivas a vasta cultura do cacau, inclusive com passagens por obras de Jorge Amado.


Tudo isso auferido e relatado em avaliações de hóspedes e cronogramas de conformidade da operação, mantendo a máquina de produzir experiências culturais sobre o sul da Bahia na sua máxima performance. Todo esse plano em que é embarcado por essa proposta de valor é também acompanhado por um setor de qualidade que atesta com inúmeros painéis de controle se a proposta é percebida pelo hóspede, onde e como.



No gráfico acima é possível ver que em 6.940 avaliações realizadas aos hóspedes do Resort Jardim Atlântico no ano de 2022, a avaliação média foi 4,72 em 5, ou seja, 9,5 em 10, atestando pelo próprio hóspede a excelência na hospitalidade, e no outro gráfico ao lado, 97% dos hóspedes atestam perceber a proposta cultural nas diversas áreas do empreendimento, partindo em primeiro lugar o lazer, seguida da decoração, a gastronomia e por fim o serviço de modo geral.


Essa proposta de valor não nasceu de ontem para hoje. É um projeto de uma década dos diretores do Resort que apostam sempre na hospitalidade com experiência local aliada à estratégia comercial e de Revenue Management amplamente apoiada por uma infra tecnológica inovadora e de ponta. O plano de ampliação do RevPAR, mesmo que com perda de ocupação, foi um sucesso, mas bastante amparado pela entrega de valor construída dentro do negócio na última década.

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