top of page
sustentabilidade_ESG.jpg

Sustentabilidade


Manter posturas que respeitem a diversidade e
a inclusão, gerem lucro social, e preservem o meio ambiente, 
minimizando o impacto ambiental da Hotelaria.

Compromisso com a sustentabilidade

Gigante na oferta de lazer e no investimento em sustentabilidade, o Jardim Atlântico Beach Resort investe há mais de 10 anos em ações que vão além da oferta de experiências memoráveis aos hóspedes. Em 2013, o empreendimento passou a aliar a estrutura e os serviços de excelência com iniciativas de preservação do ambiente paradisíaco onde está inserido e da vibrante cultura que o torna único.

Pioneiro em ações de sustentabilidade na cidade, o Jardim Atlântico se orgulha de seus feitos que vêm crescendo e se consolidando, beneficiando mais pessoas a cada ano. O que começou em 2012 com a doação de resíduos à cooperativa local evoluiu para um conjunto de boas práticas na gestão dos recursos e ações que auxiliam quase 20 instituições, incluindo a cooperativa que hoje tem no resort um de seus principais aliados na cidade devido ao apoio contínuo nos últimos 12 anos.

Os funcionários também se beneficiam com projetos de educação continuada, treinamentos técnicos e comportamentais oferecidos por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino. Além disso, o resort se orgulha por empregar 100% de mão de obra local, oriunda das comunidades próximas, e por ter 75% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. A diversidade é uma realidade no quadro funcional, com 85% dos colaboradores pardos e pretos e 3,5% indígenas. 

Há três anos, as ações ganharam escala e visibilidade quando uma consultoria especializada em ESG e sustentabilidade na hotelaria liderou uma ampla capacitação para analisar as iniciativas que estavam em andamento, apoiar o desenvolvimento de novas frentes e compartilhar estratégias de mensuração de resultados.

As iniciativas são muitas, a começar pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, doação de óleo vegetal para transformação em produtos de limpeza que são doados a associações de auxílio às comunidades carentes que também recebem peças têxteis entre vestuário, calçados, roupa de cama e de banho como doação. Em 2024, o resort iniciou a construção de uma usina de geração de energia solar e de um parque de compostagem que serão inaugurados até o final do ano. 

O Jardim Atlântico Beach Resort segue uma rígida Política de Compras e Qualificação de Fornecedores que busca garantir produtos e serviços de qualidade, seguindo critérios de sustentabilidade e conformidade legal. Hoje, 64% dos fornecedores são do estado da Bahia e, destes, 61% atuam em Ilhéus.

bottom of page