27203383618_c4f6ecd325_o.jpg

O que fazer em Ilhéus...

arrow&v

Ilhéus é uma cidade cheia de cantos e encantos... Fica localizada no sul da Bahia. Conhecida mundialmente através dos livros de Jorge Amado, o local é riquíssimo culturalmente e mescla arquitetura colonial com belas praias. Pra você que vem passar um período conosco, aproveite este tempo para conhecer a nossa cidade, acompanhe nossas dicas de atrações incríveis e saiba o que fazer na nossa amada terra do cacau.

 

Começamos então pelas belas praias...

Praia dos Milionários (Praia do Sul)

Localizada a apenas sete quilômetros de Ilhéus, na zona Sul, a Praia dos Milionários é uma das mais movimentadas do município e ganhou o nome em função das mansões dos barões do café que existiam neste trecho da orla. Preferida dos nativos e turistas, a região oferece como diferencial, a praia ampla de areia fina e com muito espaço para todo tipo diversão!

O Jardim Atlântico Beach Resort está localizado na praia do sul e possui uma estrutura com barracas e excelentes petiscos, porém é mais sossegada e perfeita para quem busca tranquilidade em meio à natureza.

 
 

Praia do Pé de Serra (Praia do Norte)

Se você busca por tranquilidade e gosta de lugares mais reservados, a Praia do Pé de Serra vai ganhar seu coração.

Localizada na Vila de Serra Grande, a praia é semi deserta e conta com baixa estrutura de quiosques e cabanas.

 

A mata nos arredores da praia é bem preservada e em algumas áreas se junta à areia branca e fofa da Praia do Pé de Serra.

A orla é ideal para caminhadas e observar o mar. Quem é fã dos esportes radicais pode surfar e voar de parapente.

Subindo a serra é possível ter uma vista panorâmica das ondas batendo nas pedras e das diferentes colorações de água. Pé da serra

 

Praia do Cururupe (Praia do Sul)

Um pouco mais distante do centro de Ilhéus, a Praia Cururupe é mais selvagem com ondas fortes e areia grossa.

Diferenciada das demais praias, esta em especial, tem um rio que a corta. Isso mesmo, rio e mar juntos. Um encontro de água doce com salgada.

A Praia Cururupe não é muito utilizada para mergulho devido à força de suas águas, mas é uma das preferidas pelos surfistas e praticantes de caiaque.

 

Praia Backdoor (Praia do Sul)

Primeira praia do distrito de Olivença e uma das mais belas da Costa do Cacau, Back Door tem aspecto selvagem e ondas que chamam a atenção dos praticantes do surf – não por acaso é sede de importantes campeonatos baianos. Para curtir, vá na maré baixa, quando fica repleta de piscinas naturais de águas mornas. Fica a 18 quilômetros do Centro de Ilhéus. 

 

Conheça à Catedral de São Sebastião em Ilhéus

A catedral de São Sebastião é, sem dúvida, o símbolo da cidade de Ilhéus e ponto de atração turística dos mais importantes. Situada numa localização privilegiada, os turistas não deixam de visitá-la e levam da cidade uma bela recordação da grandiosidade da igreja.

Inaugurada em 1967, a imponente catedral reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas. O tamanho da igreja impressiona - sua abóbada principal tem 48 metros de altura - e o exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.

Pelo que representa para a sociedade local e para a atividade turística do município, o patrimônio possui enorme valor cultural.

Endereço: Praça Dom Eduardo Hebehol, s/n, Centro - Ilhéus, BA
Telefone: (73) 3231-0402

Obs: Por conta de possíveis restrições sanitárias, verifique se o local está em funcionamento antes de fazer uma visita.

 

Igreja Matriz de São Jorge

A Igreja Matriz de São Jorge é a mais antiga igreja católica de Ilhéus, município do estado brasileiro da Bahia, e construída em 1556, por isso é um dos mais importantes monumentos históricos e arquitetônicos do município. Está situada no centro de Ilhéus na esquina da Rua Conselheiro Dantas, local de ambientação de histórias contadas nos livros de Jorge Amado.

A igreja apresenta arquitetura colonial e primitiva, sendo uma das mais antigas do país, foi construída no período das capitanias hereditárias em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade, São Jorge, a imagem do São Jorge da igreja é diferente do São Jorge das religiões de matriz africana. A edificação abriga no seu interior o Museu de Arte Sacra, fundado no ano de 1970, que possui um acervo com valiosas imagens barrocas, alfaias, objetos para cultos e documentos sacros. Além de peças com valor histórico, antigas e raras.

 

Visita ao Bar Vesúvio

O Vesúvio é um bar que foi inaugurado em meados do início da década de 1910, por dois italianos que assim o nominaram em homenagem ao Monte Vesúvio, um vulcão localizado no golfo de Nápoles, Itália, responsável pela completa destruição da cidade de Pompéia há quase 2 mil anos. É um dos pontos turísticos mais frequentados da região cacaueira e um dos mais importantes para a cultura sul baiana. 

Um dos donos do bar foi um português de nome Figueiredo, marido de Felipa, apontada como uma das possíveis inspirações para o romance. O deguste do famoso quibe do Nacibe, personagem amadiano, é convidativo para os apreciadores de uma boa gastronomia e que gostam do sabor que tem a história e a literatura.

Dizem os antigos que o Bar Vesúvio possuía uma passagem secreta ligada ao Bataclan, outro ponto turístico, que entre 1926 e 1950 funcionou como bordel. Os coronéis, barões do cacau, os filhos de coronéis, letrados, jagunços, capatazes e ricos comerciantes, reuniam-se na vida boemia que o bar propiciava, onde decisões políticas e negócios como vendas de cacau, perfaziam as cenas cotidianas do local.

Atualmente o Vesúvio é um restaurante-bar muito bem frequentado em Ilhéus, com serviço e atendimentos diferenciados ao público.


Endereços:

Vesúvio Centro: Praça D. Eduardo, 190 – Centro, Ilhéus/BA - (Google Maps)

Telefone: (73) 3634-2164
 

Vesúvio Praia: Rod. Ilhéus | Olivença, 10 - São Francisco, Ilhéus/BA - (Google Maps)

Telefone: (73) 98834-0569

Obs: Por conta de possíveis restrições sanitárias, verifique se o local está em funcionamento antes de fazer uma visita.

 
 

Cabaré Bataclan, da novela “Gabriela”, de Jorge Amado
O cabaré Bataclan tornou-se famoso por ser importante cenário no livro Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. Ali os coronéis do cacau iam em busca de diversão quando vinham das fazendas para acertar negócios e vender cacau.


Do ponto de vista da arquitetura, esse prédio não tem grande valor. Seu valor é cultural e está diretamente ligado à obra amadiana. É um dos locais mais procurados pelos turistas, que querem visitá-lo. Andou em ruína durante muito tempo e, no final da década de noventa, teve a fachada restaurada; foi reconstruído e transformado em espaço cultural. 


Após a reconstrução, realizada numa parceria da Prefeitura Municipal com a Petrobrás, foi transformado em espaço cultural, com café, local para exposições e uma réplica do quarto de Maria Machadão. Com dois meses de inaugurado, já havia recebido mais de onze mil visitantes.


Endereço: Av. Dois de Julho, 77 - Centro, Ilhéus - BA / (Google Maps)

Telefone: (73) 3084-3363

Obs: Por conta de possíveis restrições sanitárias, verifique se o local está em funcionamento antes de fazer uma visita.

Visita ao Museu Casa de Jorge Amado
A Casa de Cultura Jorge Amado fica localizada na Rua Jorge Amado, no centro da cidade. Fundada em 27 de junho de 1997, durante a segunda gestão do prefeito Jabes Ribeiro, o palacete foi restaurado e hoje mantêm em exposição roupas, fotos, histórico dos pais e da infância, além de vídeos sobre o escritor. O museu integra o Circuito de Memória, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), lançado neste mês de abril, e que reúne outros espaços que contam que relatam a história a nossa volta.


A casa onde o escritor passou parte da infância e adolescência foi construída em estilo neoclássico no final da década de 1920, por seu pai, João Amado Faria. O palacete ocupa uma área de 600 metros quadrados, com cinco metros de pé direito, piso de jacarandá e azulejos ingleses na varanda.


Segundo o Secretário de Cultura, Paulo Atto, a Casa de Cultura Jorge Amado oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer as experiências vivenciadas pelo escritor desde a sua infância até a vida adulta. Ele explica que “a Casa foi onde teve início a vida literária de Jorge Amado”, logo considera de extrema importância preservá-la como patrimônio histórico da cidade.

Expediente - A Casa de Cultura Jorge Amado fica aberta para visitação de segunda à sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h, e aos sábados das 9 às 13h. Durante a visita, inteiramente gratuita, os turistas e observadores são guiados e ouvem a descrição da importância histórica de cada objeto exposto na Casa.
 

Endereço: Rua Jorge Amado, 21 - Centro, Ilhéus - BA / (Google Maps)

Telefone: (73) 3634-8986

Obs: Por conta de possíveis restrições sanitárias, verifique se o local está em funcionamento antes de fazer uma visita.

 

Passeio às Fazendas de Cacau em Ilhéus
As fazendas de cacau em Ilhéus e região oferecem visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. Os tours costumam incluir degustações e ou refeições tipicamente baianas. As fazendas mais procuradas são Provisão, Yrerê e Primavera. Esta última foi cenário da novela Renascer e oferece ainda trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete ou a cavalo e visita a um pequeno museu que reúne objetos utilizados pelos artistas da novela e relíquias centenárias. Algumas fazem parte da Estrada do Chocolate.

Obs: Por conta de possíveis restrições sanitárias, verifique se o local está em funcionamento antes de fazer uma visita.

Fazenda Capela Velha

Como chegar: Acesso pela BR-415, Km 20 (Ilhéus-Itabuna)

Telefone: (73) 99903 0123 - 98822 0123 - visitas somente com agendamento prévio

Rede Social: Instagram (@fazendacapelavelha)

Fazenda Primavera 
Como chegar: Acesso pela BR-415, Km 20 (Ilhéus-Itabuna)
Telefone: (73)3613-7817 - visitas somente com agendamento prévio

Fazenda Yrerê 
Como chegar: Acesso pela BR-415, Km 11 (Ilhéus-Itabuna)
Telefone: (73)3656-5054 - visitas somente com agendamento prévio

Rede Social: Instagram (@fazendayrere)

 

Fazenda Provisão 
Como chegar: Rodovia Ilhéus-Uruçuca, Km 27 - Estrada do Chocolate
Telefone: (71) 99624-4647

Rede Social: Instagram (@fazendaprovisao)

 

Fazenda Riachuelo
Como chegar: Rodovia Ilhéus-Uruçuca, Km 20 - Estrada do Chocolate
Telefone: (71) 3022-4807 - visitas somente com agendamento prévio

 

Fazenda Primavera

Fazenda Provisão

Fazenda Capela Velha

Fazenda Riachuelo

Fazenda Yrerê

Fazenda Capela Velha

Conhecer a Lagoa Encantada
A visão da lagoa impressiona - são 6,4km² cercados por mata nativa de uma Área de Preservação Ambiental (APA). A 34 km do centro de Ilhéus (sendo 12 km em estrada de terra), a lagoa é acessível através das agências de turismo locais que oferecem um roteiro incluindo traslado, barco e refeições.


Um pequeno vilarejo, a Vila Lagoa Encantada, também oferece passeios de barco e canoa. Para conhecer toda a extensão da lagoa é se "encantar", é preciso contratar um barco (que atravesse a vegetação que cobre a água) que leve até o "ponto final" da lagoa. Por lá, desembocam duas cachoeiras, uma de frente pra outra. A pedida é mergulhar no encontro delas e tomar uma relaxante ducha natural. Programe a volta para o fim da tarde - o pôr do sol é espetacular! 
Os tours que saem de Ilhéus duram quatro, seis ou oito horas. Todos dão uma volta completa pela lagoa. A região oferece, ainda, duas trilhas demarcadas, com belos cenários.

Como chegar: Acesso pela BA-001, sentido Ilhéus. Entrada para a estrada secundária no Km 13 da BA-001.

 

Cachoeira do Tijuípe

A Cachoeira do Tijuípe é uma das melhores cachoeiras próximas de Itacaré, ela fica localizada em Serra Grande que é distrito de Uruçuca. Fica a aproximadamente 22 km de Itacaré.

A cachoeira fica situada dentro de uma fazenda, por este motivo é necessário pagar para entrar. Apesar de possuir uma queda de apenas quatro metros, a cachoeira conta com uma infinidade de corredeiras e poços em seus 15 metros de largura, que garantem um mergulho refrescante em suas águas quentes.

Um ótimo local para banho, é um poço que fica logo abaixo da cachoeira, onde há cordas que ajuda o visitante a chegar embaixo da queda. Também há boias e salva-vidas para aqueles que não sabem nadar. Quem não quiser se arriscar pode se refrescar em um moinho de água que fica ao lado da cachoeira.

O acesso a Cachoeira de Tijuípe é pela rodovia BA-001, entre Itacaré e Serra Grande, até a entrada da cachoeira (lado direito), no KM 46. Não há estacionamento no local, o carro fica na beira da estrada.

Horário de Funcionamento: 9h às 17h

Contato: (73) 99995-1229

 
 

Por do sol na Sapetinga

O pôr do sol dá show todos os dias em Ilhéus, mas é no verão que o céu chama a atenção pelo colorido especial. Os tons de amarelo, alaranjado e rosado podem ser vistos de vários pontos da cidade, deixando ainda mais belo o espetáculo sobre o Rio Santana. Por isso, jovens, adultos, crianças e idosos, frequentam a pitoresca baía da Sapetinga, no Pontal, que virou ponto de encontro para os amantes da natureza e de aclamação ao sol, além de reunir uma galera que toca violão para dar aquele clima especial.

Essa junção de música, arte e gastronomia tem dado mais vida ao paraíso e trazido pessoas como Renato Callefi e Raquel Bortoloti, casal vindo de São Paulo. “Nessa parte da natureza, mar, rios e lagos aqui em Ilhéus tudo fica mais bonito”, declarou. Morando há pouco mais de seis meses no bairro, o tatuador Raffa Lima e a fotógrafa Beatriz Vitória já esbanjam amor pelo local. “Aqui é o nosso escritório e um ambiente perfeito para inspiração, por isso cantamos esse lugar”, revelam.

O ritual de bater palmas para o pôr do sol acontece também em muitos lugares do Brasil, como no Farol da Barra em Salvador, no Arpoador e na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O fim de tarde na enseada Sapetinga inspira. Seja um banho à beira rio, um passeio de barco, caiaque, stand up paddle ou jetsky, o que vale mesmo é contemplar a paisagem formada por manguezais. Quando o astro rei se põe no local é como se ele estivesse dizendo: “não é um adeus, apenas um até logo - quem sabe a gente se vê amanhã”.

Endereço: Av. Sapetinga, 659-623 - Pontal, Ilhéus - BA (Google Maps)

Ponte Jorge Amado

A Ponte Jorge Amado é uma ponte estaiada localizada no município de Ilhéus e faz parte da rodovia estadual BA-001, atravessando a baía do Pontal, fazendo a ligação do centro à zona sul da cidade.

Sua construção objetivou desafogar o trânsito na área central de Ilhéus, que durante anos sofreu com grandes congestionamentos nos horários de pico em função da existência de uma única ligação entre o centro e à zonal sul, através da Ponte Lomanto Junior. Além disso, visa também fomentar o turismo local. É a primeira ponte do tipo estaiada (suspensa por cabos) no estado.

A ponte possui comprimento total de 533 metros em estrutura mista, sendo 298 metros de trecho estaiado, com estrutura sustentada por cabos e os 235 metros restantes por concreto armado, largura de 25 metros com pistas duplas nos dois sentidos e conta com uma ciclovia e uma faixa exclusiva para pedestre. O conjunto da obra inclui 2,2 quilômetros de acesso viário.

 

SETOR DE RESERVAS

Seg à Sex - 08h às 19h.

Sáb - 08h às 18h.

reservas3@resortjardimatlantico.com.br