top of page

SEBRAE lança programa "Lidera Turismo" em Ilhéus


Na manhã desta sexta-feira (04), o Jardim Atlântico Beach Resort sediou o lançamento dos programas Lidera Turismo e MEDE Turismo na Costa do Cacau. O projeto é uma iniciativa do SEBRAE em parceria com o Ministério do Turismo.

Cerca de 50 pessoas, entre representantes do setor público, do poder privado e da sociedade civil organizada, estiveram reunidas recebendo um panorama do cenário turístico mundial dentro dos seguintes eixos: visão sistêmica de sustentabilidade e interdependência, inovação e experiência (conhecimento, tecnologia e vivência) e gestão empreendedora.

Dentro do cronograma, o evento trouxe apresentação dos programas e suas metodologias, além de uma palestra do Sr. Pere Muñoz Perugorria, especialista da Fundação Barcelona Media - um dos principais centros mundiais de inovação no âmbito da comunicação, cultura e turismo - com o tema: "Inspirações mundiais de boas práticas na gestão do turismo".

Dentre outros temas, o palestrante espanhol destacou a importância das redes sociais na divulgação tanto dos destinos turísticos quanto das experiências que os visitantes tem em cada local que visitam, além de indicar algumas diretrizes para melhor gestão no trade turístico local.

Na ocasião, também foram expostos produtos de empresas locais para degustação, como por exemplo chocolates caseiros e bebidas derivadas do cacau.

O programa Lidera Turismo tem como objetivo principal contribuir para a criação de uma agenda integrada do turismo nos municípios, com bases sustentáveis e estimulando ações estratégicas de desenvolvimento local e regional. Através de planos e direcionamentos, o programa também contribui para fomentar o destino turístico regional, em busca de melhoria na gestão de empresas.

Na Bahia, será implantado nas seguintes localidades:

• Costa do Cacau (Ilhéus, Itacaré e Una); • Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Caraíva, Coroa Vermelha e Santa Cruz Cabrália); • Costa do Dendê (Morro de São Paulo, e Barra Grande); • Chapada Diamantina (Lençóis, Mucugê e Vale do Capão); • Baía de Todos os Santos (Salvador e Ilha de Itaparica).

As localidades foram escolhidas pela densidade empresarial e pelo significativo fluxo turístico existente. O lançamento do programa terá duração de 3 meses e contará com 6 encontros com lideranças do segmento de Turismo.

Dentre as principais ações do programa estão: oficinas com especialistas, realização de consultorias, tutorias, seminários técnicos e workshop de projetos.

MEDE Turismo

O MEDE, Melhoria de Desenvolvimento Empresarial, é um plano de atendimento especializado do SEBRAE Bahia composto por um conjunto de atividades para orientação e aperfeiçoamento da gestão, com foco em resultados mensuráveis e aumento da competitividade. No setor de turismo, o MEDE atua tanto para a melhoria dos empreendimentos quanto do destino turístico.

O MEDE é uma nova metodologia, adotada pelo Sebrae Bahia, para o desenvolvimento da gestão empresarial e dos empreendimentos turísticos. O programa apresenta o mesmo teor estrutural do Lidera Turismo e ambos terão andamento concomitantemente.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page