top of page

Programação cultural marca centenário Biblioteca


A programação comemorativa do centenário do prédio General Osório, onde funciona a Biblioteca Municipal Adonias Filho de Ilhéus, exibe nesta sexta-feira, 15 de janeiro, o documentário “Grupo Escolar General Osório: uma história que precisa ser preservada”, da jornalista Tarsila Alvarindo. A projeção será realizada às 15 horas, aberta ao público, no auditório Escritor Hélio Pólvora, na própria biblioteca.

O documentário, que possui entrevistas com grandes personalidades ilheenses, como o atual prefeito Jabes Ribeiro, Barão de Popof e o memorialista José Nazal, será exibido também em escolas do município, juntamente com o projeto Biblioteca Itinerante, que será retomado e levará o prazer da leitura às crianças em diversas localidades do município. O produto audiovisual fará parte do projeto de visitas guiadas, que vem sendo desenvolvido pela biblioteca desde julho de 2015.

Até o fim deste mês, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realiza diversas atividades culturais. No dia 22, sexta-feira, haverá a abertura da exposição "Ideias em Cores", do artista plástico Helder Becerra, que possui 20 telas (acrílico sobre tela), nas quais são retratadas personalidades que influenciaram a história da humanidade nos últimos 100 anos, como Che Guevara, Frida Kahlo, Nelson Mandela, Fidel Castro, Malcon X, entre outros. As obras ficarão disponíveis para visitação até o fim deste mês.


História:

O prédio do antigo colégio General Osório foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915, na gestão do Coronel Antonio Pessoa, intendente que o construiu. Posteriormente, passou a ser chamado de Grupo Escolar General Osório e a primeira escola pública do município e, durante muitos anos, foi o principal estabelecimento escolar do Ilhéus.

Em 2002 foi realizada uma reforma com o objetivo de adequá-lo para instalação da Biblioteca e o Arquivo Público de Ilhéus.

Em 2013, ao assumir o governo, o prefeito Jabes Ribeiro determinou a realização dos estudos necessários para recuperar o prédio. No dia 28 de junho de 2015, aniversário de 481 de Ilhéus, a Biblioteca foi reinaugurada e hoje possui um espaço multicultural, onde acontecem exposições fotográficas, lançamentos de livros de autores regionais, oficinas e visitas guiadas.

Referência:

Secom de Ilhéus


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page