top of page

Jardim Atlântico Aberto de Squash


Entre os dias 02 e 04 de Outubro o Resort Jardim Atlântico sediará mais um grande evento esportivo: o Jardim Atlântico Aberto de Squash!

Mas você conhece este esporte?

Squash é um esporte praticado em quadra fechada, com marcações específicas, onde dois jogadores (ou em duplas) com raquetes e bola alternam jogadas na parede frontal.

O objetivo do squash é bater na bola de maneira que o adversário não consiga rebater de forma válida.

A primeira vista pode parecer uma partida de tênis, mas logo se percebe que não é. Enquanto no tênis os adversários jogam em áreas opostas, no squash eles disputam lado a lado. Esta é apenas uma, dentre tantas características que diferenciam os dois esportes.

No squash para marcar o ponto, os jogadores podem usar as quatro paredes da quadra (frente, fundo e as duas paredes laterais) - quando a bola atinge a parede, ela é esmagada ("squashed" em inglês), o que originou o nome do esporte.

Apesar do SQUASH ainda não ser um esporte olímpico, ele está presente em eventos subordinados ao Comitê Olímpico Internacional, como os Jogos Pan-Americanos, por exemplo.

História:

A origem do squash gera muita polêmica e muitas histórias. Há quem diga que é um esporte derivado do tênis. Outros relatos dão conta que surgiu nas prisões da Inglaterra, no século XIX. Os presos, só com um cubículo para se exercitar, improvisaram nas próprias celas uma bolinha e jogavam com as mãos, sem raquetes.

No Brasil, surgiu por volta de 1920, com os ingleses, que introduziram o novo esporte nos locais onde procuravam ouro. Na atualidade, o squash tem crescido muito no Brasil e é cada dia maior o número de adeptos. Por ser jogado em quadra fechada, permite sua prática durante todos os meses do ano. Em 2002 o Brasil ganhou sua primeira quadra toda de vidro (com visão nas quatro paredes da quadra) e, com isso, possibilitou um aumento de público e de transmissões para a TV. A quadra de vidro pode ser montada em qualquer lugar, (estacionamentos de shoppings, praças, ruas, áreas verdes) desde que respeitadas as medidas oficiais.

Informações sobre o evento:

O Jardim Atlântico Beach Resort conta com duas quadras de Squash e não é a primeira vez que sedia torneios como este - em 2011 e 2012 aconteceram as etapas do Circuito Brasileiro de Squash (confira o vídeo).

Organizado pelos professores Cláudio Meneses e Ricardo, e com o patrocínio do Jardim Atlântico Beach Resort, este ano participarão do campeonato atletas da região e de todo o Brasil, concorrendo a prêmios em dinheiro, raquetes e brindes.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 28/09, podendo ser feitas pelo site do Resort.

Faça sua inscrição neste capeonato e reserve seu pacote de diárias no Jardim Atlântico para desfrutar de toda qualidade dos melhores eventos de squash do Brasil aliada ao encanto do resort mais charmoso do sul da Bahia.

Regras do Squash:

  • A 1º linha de marcação a 48 centímetros do chão, corresponde a rede de tênis e acertar a bola abaixo significa perder um ponto;

  • A linha de serviço (saque) fica a 1,78 metros do chão e também corresponde à rede de tênis: acertar a bola abaixo dela, no saque, significa perder um ponto.

  • A terceira linha, a 4,57 metros do chão, limita a altura acima da qual a jogada é considerada fora.

  • A bola, depois que bate na parede frontal, pode tocar nas laterais ou na parede do fundo, mas só deve bater uma vez no chão, quando tem que ser rebatida pelo adversário. Os dois quadrados menores no fundo da quadra demarcam o espaço que deve ser tocado com pelo menos um dos pés quando do serviço.

  • No saque, a bola deve atingir a parede frontal entre a linha do meio e a linha superior e atingir o chão do quadrante traseiro oposto, ou seja, o quadrante traseiro onde inicialmente fica o adversário, que pode rebatê-la antes dela tocar o chão. O primeiro sacador é definido por sorteio, rodando uma raquete. Depois, saca quem vence o ponto. Se o sacador vence o ponto, seu próximo saque deve ser do lado oposto.

  • Um retorno é bom se a bola, antes de tocar no piso mais de uma vez, for devolvida corretamente e tocar a parede frontal acima da lata (a linha de baixo) e abaixo da linha de fora, sem primeiro tocar o piso. A bola pode tocar nas paredes laterais e/ou na parede do fundo antes de alcançar a parede frontal.

  • Um retorno não é bom se: a bola for golpeada após tocar no piso mais de uma vez; a bola for golpeada incorretamente, ou seja, se houver um "toque duplo" na raquete; for "baixa", ou seja, tocar no piso antes da parede frontal ou tocar na lata for "fora", ou seja, atingir a parede na ou acima da linha de fora.

  • O jogador que acabou de golpear a bola não pode obstruir a passagem ou a visão do jogador que irá golpeá-la. Se ocorrer qualquer um dos 2 de forma involuntária, a jogada é anulada.

  • As principais jogadas são: a “Paralela”; o “Voléio”; a “Bola de Duas Paredes” e a “Bola Cruzada”, além das duas interferências: o “Stroke” e o “Let.”


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page