Viajando durante as eleições? Veja como votar em trânsito enquanto estiver curtindo Ilhéus



Tem viagem marcada para outubro ou já confirmou sua presença no Jardim Atlântico no período das eleições? Sem problemas, você pode unir seu espírito cívico de contribuir com a democracia do nosso país com sua intenção de curtir o melhor de Ilhéus.


Para isso, basta solicitar o voto em trânsito até o dia 18 de agosto. Trata-se de uma transferência temporária do domicílio eleitoral para outra cidade, no caso, para Ilhéus. Ou seja, se você, eleitor, mora em São Paulo e já sabe que estará em Ilhéus (BA) no dia da votação, basta informar que pretende votar na outra localidade e poderá participar da escolha para presidente da República. Ou, ainda, é cadastrado em Salvador (BA), mas estará em Ilhéus (BA) no dia do primeiro ou do segundo turno. Nesse caso, por ser dentro do mesmo estado, poderá votar em todos os cargos em disputa.


Possibilidades


Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para o cargo de presidente da República.


É importante lembrar que a medida não se aplica a quem estiver no exterior.


Como pedir


Os pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, e não há a opção de solicitação pela internet. Para isso, basta procurar qualquer cartório eleitoral para indicar onde pretende votar.



Saiba mais sobre o voto em trânsito


Consulte as cidades com voto em trânsito

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square