top of page

30ª edição do Chocolat Festival, em Ilhéus, começa nesta quinta. Confira programação!


Com mais de 300 expositores de ao menos 120 marcas nacionais e internacionais, a 30ª edição do Chocolat Festival, no Centro de Convenções de Ilhéus, ao Sul da Bahia, terá início às 14h desta quinta-feira (20). Além dos stands, quem for ao maior evento de chocolate e cacau da América Latina terá acesso gratuito a uma vasta programação, voltada aos mais diversos públicos.


A cerimônia de abertura, sempre marcada pela presença de autoridades, será às 19h. Cortada a fita, baianos e turistas poderão, até o domingo (23), entre as 14h e as 22h, desfrutar experiências sensoriais únicas, bem como apreciar exposições históricas e artísticas, participar de cursos de capacitação, workshops e debates sobre temas relevantes do setor.


O 14º Festival Internacional de Chocolate e Cacau em Ilhéus terá atrações como o Show Cooking, em que grandes nomes nacionais e internacionais da gastronomia compartilham seus conhecimentos sobre receitas à base de chocolate.


No Atelier, diariamente, os chefs Léo Vilela e Tati Benazzi irão preparar verdadeiras delícias em forma de escultura. O evento não deixa de fora a criançada, que terá a oportunidade de aprender brincando diariamente no Kids Cooking, sob comando da Tia Pri.


Em paralelo aos dois primeiros dias do festival, quinta (20) e sexta-feira (21), acontecerá o 6º Fórum Anual do Cacau, um dos maiores eventos de sustentabilidade do cacau no país, promovido pelo CocoaAction Brasil, com correalização do Sebrae e do Grupo M21.


Programação na quinta-feira (20) — Com abertura oficial às 19h, a Feira do Chocolate terá sua primeira atração, o Show Cooking, às 19h30, sob o comando do chef Ricardo Campos. No mesmo horário, acontecerá a aula inaugural do Kids Cooking com a Tia Pri.


Programação na sexta-feira (21) — A partir do segundo dia de evento, a programação começará mais cedo, às 14h. Às 16h, no Show Cooking, a chef Dani Façanha será a responsável por compartilhar com o público a primeira receita à base de chocolate.


Na sequência, virão os chefs Junior França, às 17h30; Ricardo Campos, às 19h; e a argentina Mariana Corbetta, às 20h30. No espaço destinado ao Kids Cooking, passará a acontecer diariamente, das 15h às 19h, uma aula por hora para a garotada.


Programação no sábado (22) — Nesse dia, a feira irá começar por uma atração diferente, o Chocoday, com uma série de palestras. Às 14h30, o tema será “Da origem ao mundo: a conquista de novos mercados” e, às 15h05, “Trajetória de atuação do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) na Bahia e casos de sucesso”.


Na segunda parte, das 16h30 às 19h, as apresentações trarão, exclusivamente, exemplos de negócios bem-sucedidos e orientações sobre como desenvolver o próprio empreendimento.


Quem preferir tratar de receitas culinárias em vez de negócios, terá a opção de assistir, no Show Cooking, às exposições realizadas entre as 16h e às 20h30 pelos chefs Junior França, Lucas Corazza, Mariana Corbetta e Léo Vilela.


Programação no domingo (23) — Além das atrações já previstas no Atelier e no Kids Cooking, o último dia de evento, com início às 14h, terá três sessões do Show Cooking: às 16h, com o chef Josenilton dos Santos; às 17h30, com a chef Alessandra Marino; e às 19h, com o chef André Cabral.


6º Fórum Anual do Cacau — Em paralelo, acontecerá, nos dois primeiros dias do Chocolat Festival, quinta (20) e sexta-feira (21), o 6º Fórum Anual do Cacau, um dos maiores eventos de sustentabilidade do cacau no país, promovido pelo CocoaAction Brasil, com correalização do Sebrae e do Grupo M21. O encontro tem entre seus objetivos disseminar conhecimento, compartilhar casos de sucesso e unir os diferentes atores da cadeia para discutir soluções rumo a um setor mais próspero e sustentável.


Na tarde de quinta-feira (20), será realizado, por exemplo, um painel sobre a “Demanda global por sustentabilidade e oportunidades para o cacau do Brasil”, com as participações de Carina Pimenta, Secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente; Daniel Brandão, da Vox Capital; Eduardo Bastos, da MyCarbon; Renê Medrado, do Pinheiro Neto Advogados; e Thais Ferraz, do Instituto Arapyaú. A moderação será de Pedro Ronca, do CocoaAction Brasil.


Na sexta-feira (21), haverá um mix de painéis e apresentações acerca de temas relevantes para o setor, como a “Importância da adubação para elevação da produtividade”, apresentado por Paulo dos Santos, da RR Agroflorestal, e “Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) sustentável na Mata Atlântica”, com Roberto Vilela, da organização Tabôa, e o produtor Luciano Ferreira da Silva.


As inscrições para o Fórum podem ser feitas por meio do site http://forumanualdocacau.com.br.





Sobre o Chocolat Festival — Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são quase 30 edições realizadas em seis estados, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.


Durante os quatro dias de cada evento, produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados, pesquisadores e técnicos podem acompanhar o que as dezenas de expositores têm a apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do chocolate e do cacau. Além da feira de venda de chocolates e outros derivados do cacau, o festival promove cursos, palestras e workshops.


コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page