Você sabe onde nasceu o São João?


As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. Foram trazidas para o Brasil pelos portugueses no período colonial. No início só era comemorada a festa de São João, logo depois, São Pedro e Santo Antônio foram incorporados nos festejos.

Ao longo dos anos as tradições regionais foram dando forma aos festejos, tão logo, cada região tem o seu jeito de festejar. Apesar dos mais diferentes estilos, todas ainda contam com as fogueiras, bandeirinhas coloridas, barracas de comidas típicas e as danças de quadrilha, que são tão populares quanto o carnaval. Apesar de estar presente em todo o Brasil, é na Região Nordeste que as festas juninas são mais difundidas por conta da colheita farta que acontece no mês de junho, principalmente a do milho. Daí é que vem a tradição das comidas típicas das festas juninas serem feitas de milho. São muitas opções: pamonha, curau, milho cozido, canjica (ou munguzá), cuscuz, pipoca, bolo de milho, broa de milho, bolo de fubá. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé de moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. No Nordeste, ainda é comum a formação dos grupos de amigos que andam, cantam e vão passeando pela cidade, perguntando se São joão havia passado por ali, um “ritual” que os levam a receberem licor e comida ofertada pelos moradores.

Quando vai chegando o mês de junho, muitas pessoas já se preparam para decorar suas casas e até ruas com decorações juninas. Entre os artigos usados nas decorações podemos destacar as bandeirolas, feitas na maioria das vezes de papel de seda, cartolina e até de plástico. Elas são bem coloridas, o que ajuda no clima da festa. Os balões também fazem parte da decoração e são tão coloridos quanto, porém são apenas decorativos, já que soltar balões é considerado crime ambiental e representa ricos diversos.

O Jardim Atlântico por mais um ano, festeja o são joão com muita diversão. Aqui você e sua família irão encontrar além das tradicionais atividades juninas, esportes, brincadeiras e muitas outras atividades . Faça já a sua reserva!



99 visualizações
Quer receber promoções e novidades? Deixe seu e-mail aqui

Telefones:

+55 73 98109 3241

+55 73 3632 4711

Endereço:

Rod. Ilhéus-Olivença, Km 2

Ilhéus - Bahia - Brasil

CEP 45651-000

E-mail:

reservas3@resortjardimatlantico.com.br